Faça sua pesquisa!

InícioLegião EstrangeiraCondiçõesCondições médicas e o sistema SIGYCOP

Condições médicas e o sistema SIGYCOP

Todo candidato deve passar por uma bateria de exames médicos antes de serem selecionados.

No exército francês usa-se o sistema chamado SIGYCOP para avaliar os candidatos:

S : ceinture scapulaire et membres supérieurs – cintura escapular e membros superiores
I : ceinture pelvienne et membres inférieurs – cintura pélvica e membros inferiores
G : état general – cintura pélvica e membros inferiores
Y : yeux et vision – olhos e visão
C : sens chromatique – sentido cromático
O : oreilles et audition – ouvidos e audição
P : psychisme – psique

A primeira fase de testes, visita medica inicial, se passará nos centros de recrutamento (GRLE), senão em Aubagne se for diretamente para lá. Os primeiros exames incluem: pés, coluna, testículos, pulmão, cardiológico, auricular, oftalmológico, psique, IMC (Índice de Massa Corpórea entre 20 e 30 kg / m²).

Coluna, pês e testículos: Um médio examinará sua coluna se está desviada ou torta passando o dedo sobre ela. Os pés sao examinados se são pés chatos ou cavos. O medico analisara os testículos para verificar se o candidato sofre de cancer, criptorquidismo ou outra anomalia. Ouvirá seus pulmões durante respiração profunda.

Coração, pulso: fará eletrocardiograma e exame de pulso com um auxiliar sanitário da Legião.

Auricular: Se passa numa câmara protegida do som exterior, onde com fones de ouvidos e segurando um aparelho com um botão, deve-se aperta o botão quando ouve um som eletrônico. Sons em diversos volumes frequências para testar a audição dos candidatos.

Oftalmológico: Segue o quadro de tolerância e classificação em pontos para o Y do SIGYCOP (Tableau II)

Leve o seus oculos e informe se usa lentes ou óculos. Sera feito um exame que consiste em tapar um dos olhos e distinguir as letras num painel. Um exame aprofundado de optometria pode ser solicitado.

Também serão feitos exames para Daltonismo.

Psique/Aptidão Mental: Respondendo um questionário escrito no seu idioma.

Na visita medica de incorporação  os exames são mandatoriamente feitos em Aubagne no CSI, como exame de sangue e urina, dentição, optometria e radiografias.

Análises laboratoriais de sangue e urina: sao feitos para estabelecer o grupo sanguíneo, realizar uma avaliação bioquímica do sangue (fígado, função hepática), detectar quaisquer infecções (HIV, hepatite B e C), colesterol, etc. Além disso, detectar possíveis doenças em um estágio inicial para levar em consideração seu estado de saúde durante a avaliação de aptidão, e eventualmente para recomendar tratamento na vida civil. Considere levar certificados de vacina, alguns resultados podem ser confusos, como quem tomou uma ou duas doses de vacina para Hepatite B e não terminou as vacinações. Analise de urina também podem apontar resultados toxicológicos.

Optometria: no caso de necessidade óculos ou lentes, deverá ser feito um exame aprofundado com equipamento especial com um oftalmologista no Hospital Militar de Laveran em Marseille. Onde serão feitos medições e testes para especificar qual problema de visão o candidato tem. O exército francês, no caso de incorporação do candidato, fornecera os óculos a partir desse exame.

Radiografias: Os candidatos devem passar por radiografias no Hostpital Militar de Laveran, para detectar anomalias, possíveis fraturas, falta de dentes ou cirurgias. O exame radiográfico da coluna vertebral inclui: um telerachis (scan) frontal; os três segmentos espinhais (cervical, dorsal, lombar) de perfil (você terá essas fotos no final do treinamento básico). O exame clínico de sua coluna inclui: um controle rigoroso em busca de um passado vertebral doloroso com ou sem evento atual, um exame clínico cuidadoso da coluna (exame estático e dinâmico e palpação de tudo o eixo espinhal), uma apreciação dos músculos abdominais e vertebrais. Note que se você fez uma cirurgia refrativa no olho nos últimos seis meses, a determinação de sua aptidão causará uma inaptidão temporária. Se você fez esse tipo de cirurgia ocular antes de completar 21 anos, significa que não pode se tornar um paraquedista. Este exame radio-clínico determinará sua aptidão para o paraquedismo militar. (Fonte: INSTRUÇÃO N ° 700 / DEF / DCSSA / PC / MA páginas 13-14)

Dentição: Deve haver um coeficiente mastigatório maior ou igual a 40%. Ter no minimo 60% da dentição natural e os dentes devem estar tratados, podem faltar entre 4 e 6 dentes dependendo da importância deles. Considerando os dentes saudáveis. Cáries não são um problema se nao afetam a mastigação, serão tratadas durante sua formação ou depois. Aparelhos ortodônticos fixos ou moveis também não implicam nenhum problema (desde que não sejam dueles externos), ideal seria levar os documentos do seu dentista consigo para poder dar continuidade ao tratamento. Com exceção de aparelhos, se está com algum tratamento dentário em curso ou pendente, é melhor termina-lo antes de se alistar, pode ser que  seja impossibilitado de engajar temporariamente por isso e só possa voltar quando o tratamento estiver terminado. Se o dente estiver quebrado ou doendo deve tratar antes.

Incapacidade medical pode ser considerada temporária ou definitiva. No caso de incapacidade temporária você receber um documento dizendo que poder retornar depois de um período estabelecido pelo médico. Se definitiva não poderá mais voltar, porem uma exceção existe, no caso de o candidato recorrer a um exame mais aprofundado em um hospital ou com um medico francês, e o resultado for positivo, o candidato pode passar pela seleção novamente.

São consideradas inaptidões os casos de Tuberculose, Hepatite, Câncer, HIV, Diabetes, sobrepeso, Anemia, patologia psiquiátrica em tratamento, lesões meniscais, perda total de um dedo, frouxidão do joelho, luxação recorrente da patela, hérnia operada com sequelas, qualquer cirurgia com sequelas.

Veja mais

Continuar