O 1º RE é o principal ponto de recrutamento e informação da Legião Estrangeira, onde ocorre a verdadeira seleção dos candidatos. Lá, são realizados exames médicos, entrevistas e demais testes. Se desejar economizar tempo, é possível ir diretamente para Aubagne, o que pode significar ganhar uma ou duas semanas.
Frequentemente chamado de “Aubagne” pelos legionários e candidatos, o 1º Regimento Estrangeiro é responsável por toda a burocracia da divisão estrangeira, incluindo seleção, engajamento, regularizações, naturalização, fim de contrato e outras questões. A seleção e contratação ocorrem no CSI (Centro de Seleção e Incorporação), onde os candidatos, conhecidos como “bleus” e “rouges”, ficam alojados. Essa seção gerencia os candidatos e todos os procedimentos burocráticos de seleção.
Os procedimentos iniciais variam dependendo da origem do candidato. Por exemplo, se você vier do Forte de Nogent em Paris, será levado diretamente para o CSI, onde suas roupas serão retiradas, você receberá um uniforme esportivo e seus pertences pessoais serão guardados (serão devolvidos se você for eliminado da seleção ou ao término do treinamento inicial de quatro meses).
Para chegar diretamente a Aubagne, existem duas opções práticas: a primeira e mais simples é pegar um voo para Marselha e, do aeroporto, seguir diretamente para o 1º RE, que está próximo à estação de trem de Aubagne, a cerca de 10 minutos a pé. A segunda opção é pegar um trem para Aubagne em uma das grandes estações de Paris, com custo entre 78 e 89 euros. As passagens de trem podem ser adquiridas diretamente no guichê da estação ou online nos sites https://www.raileurope.com ou https://www.oui.sncf.
Os melhores horários são entre 7h30 e 17h00, sendo ideal chegar na segunda-feira antes das 8h00 ou em dias úteis. Evite feriados ou datas festivas da Legião.
Para os oriundos da União Europeia, é necessário apresentar apenas um passaporte ou uma carta de identidade.