Última Modificação: 25/07/2022
Qual é o valor do passaporte? R$ 257,25
Nos casos de urgência, é possível emitir um passaporte emergencial, que custa R$ 334,42.
Como tirar o passaporte?
Agora que você já sabe os valores, o passo seguinte é organizar os documentos necessários para tirar o passaporte. São eles:
- Documento de identidade: vale RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior (se você pretende renovar o seu) ou qualquer outro documento de identificação que tenha sido expedido por órgãos públicos ou comandos militares, desde que tenham menos de 10 anos de expedição;
- CPF;
- Certidão de nascimento: esse é válido para menores de 12 anos que ainda não tenham um RG ou para pessoas que já tiveram o nome de registro alterado. Neste caso, você pode apresentar a certidão com a alteração mais recente;
Com tudo em mãos, você deve fazer uma solicitação diretamente no site da Polícia Federal. Você também informará seu endereço e outros dados de contato. Depois de preencher todos os campos, finalize o envio para gerar a guia de pagamento (GRU) com o valor do passaporte. Ela deve ser paga antes da data de vencimento.
Após a compensação do pagamento, é hora de agendar uma visita a um posto da Polícia Federal. O processo de agendamento também é feito do site da própria PF. Ao chegar no local no dia e hora marcada, você deve apresentar o comprovante de pagamento para fazer a coleta da sua impressão digital e tirar a foto que estará no passaporte.
Feito todo o processo, é só aguardar. O prazo de entrega do seu passaporte começa a contar a partir da conclusão de todas essas etapas e você deve retirar o documento no mesmo posto da PF onde fez o atendimento, mas preste atenção nas datas: depois de pronto, você tem até 90 dias para buscar o passaporte. Após esse período, ele é descartado.
Sou menor de 18 anos. Também preciso de um passaporte?
Sim, menores de idade também precisam de um passaporte. O processo de solicitação e agendamento junto à PF é o mesmo, mas as regras para emissão do documento são um pouco diferentes.
Menores de 18 anos podem usar a certidão de nascimento no lugar do RG e devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da entrevista com a Polícia Federal.
Além disso, é obrigatório que os pais preencham e levem um formulário de autorização de emissão, que também detalha qual tipo de viagem poderá ser feita pelo menor de idade. Existem três formulários:
- Tipo 1: com essa autorização, o menor de idade pode fazer um passaporte que também garante que ele sempre viaje acompanhado de pelo menos um dos pais;
- Tipo 2: neste caso, crianças e adolescentes podem fazer um passaporte que garante que ele sempre viaje desacompanhado ou na presença de um responsável;
- Tipo 3: autoriza a criação de um passaporte, mas não autoriza viagens. Ou seja, cada vez que o menor de idade precisar deixar o país, será obrigatório apresentar uma outra autorização de viagem autenticada em cartório.
Os responsáveis podem preencher o formulário em casa, mas só devem assinar durante o atendimento, na presença de um funcionário da PF. Todos os documentos de autorização podem ser encontrados no site da Polícia Federal.
No caso de crianças menores de três anos, a fotografia do passaporte deve ser feita anteriormente. Isso significa que os pais devem levar uma fotografia 5×7 recente, colorida, sem data e com fundo branco que será anexada ao passaporte para identificá-la.